terça-feira, 17 de junho de 2008

COARI E O CAPITALISMO

Com o cuidado de não pré-julgar ninguém, é importante ver como se tecem algumas das teias da riqueza localmente.
O que está acontecendo em Coari mostra os laços entre poder político e poder econômico numa circunstância de abundância - e não carência - de riqueza. Também mostra que o problema não pode ser visto pensando apenas em termos da "corrupção dos agentes públicos" ou da "ganância dos agentes privados". É no modo como ambos se relacionam que está o problema. Essa relação promíscua não tem repercussão apenas sobre a distribuição do poder econômico, isto é, sobre como determinados agentes se apropriam da riqueza produzida socialmente. Ela também repercute sobre a distribuição do poder político, sobre os grupos sociais que controlam posições decisórias importantes no Estado, na Assembléia, nas Prefeituras e câmaras municipais.
Em outras palavras, muitos dos recursos públicos privadamente apropriados servem tanto para enriquecer uns, quanto para financiar a chegada de outros a posições políticas que permitem manter o "círculo vicioso da safadeza" e, com ele, o "círculo vicioso da riqueza" de uns e da "pobreza" de outros. O mesmíssimo processo, ainda que com conotações diferentes, se verifica em vários outros lugares, basta lembrar de vários casos recentes - privatizações, operação Albatroz, mensalão, TRF/SP, operação Rodin/RS etc., etc., etc.
Essa é uma das facetas do que alguns chamam de "capitalismo gângster" ou "capitalismo bandido", algo que poderia ser chamado, simplesmente, de "capitalismo".
Não esqueçamos das fraudes da Enron e de outras empresas norte-americanas que foram tratadas como "bad apples" pelo governo norte-americano. Não esqueçamos, tampouco, do surgimento das máfias na Rússia e de seu agenciamento por consultores do governo norte-americano e de "agências multilaterais" - como FMI e Banco Mundial.A lógica "gângster" e "bandida" não parece ser, portanto, uma qualidade de determinados indivíduos e sim algo incrustado na dinâmica da economia política do capitalismo global.

Marcelo Seráfico - Cientista Social -
mserafico@hotmail.com

Nenhum comentário: