terça-feira, 17 de junho de 2008

LEIS DE INCENTIVO PREJUDICAM A PRODUÇÃO CULTURAL

Tenho ouvido o lamento de muitos artistas diante das dificuldades (segundo os mesmos) de executarem seus projetos, e, quase todos se referem à falta de incentivos oficiais, a burocracia das Leis de incentivo e de como procedem as tais comissões normativas. Quem me conhece sabe, que sempre fui contra estas leis e fundos que financiam projetos artísticos e culturais, para mim essa fase já passou, produziu alguma coisa boa isso é verdade, mas, a maioria dos projetos são verdadeiros refugos.
Criou-se um vício, hoje pouca gente tem coragem de sair por aí, como se fazia antigamente, em busca de apoio para realização de projetos e olhe que se faziam bons projetos!
Já não temos mais tantas opções de peças teatrais, de bons shows musicais, de boas exposições, etc e tal por que muitos artistas encontram-se sentados à porta da oficialidade com seus pires nas mãos. Como se não bastasse, a oficialidade fortalece ainda mais o setor da mendicância criando uma tal ‘teia’, ampliando assim a vagabundagem em nome do resgate cultural, ora, tenha a santa paciência!
A profissão de artista é como qualquer outra, mas só o artista não quer assumir isso, não busca uma forma de organização, está sempre pregando a liberdade e os anos vão passando, passando e o cara não sai do lugar e tome pau a reclamar... não quero que pensem que estou salvando a pele dos poderes estabelecidos, não! Estão cheios de culpa também por não saber lidar com arte e cultura e insistirem em manter nos cargos estratégicos, pessoas ignorantes que ainda pensam em festivais de música, gincanas e outras baboseiras que só os seres atrasados sabem fazer. E fica assim; de um lado os políticos não sabem propor nada, do outro lado os artistas também ficam de braços cruzados só reclamando e reclamando, em muitos dos casos, sem noção do seu próprio problema, o negócio é reclamar! Não percebem que, enquanto ficam choramingando deixam de trabalhar e se deixam de trabalhar, deixam de produzir, então, se não produzem não estão fazendo nada e se não fazem nada estão iguaiszinhos aos caras que ocupam secretarias e fundações de cultura; com um detalhe: eles ao menos sabem ganhar dinheiro e o fazem à suas custas, em nome do incentivo à cultura. Está na hora de exigir o fim dessas leis e propor algo novo. Que tal uma forma de financiamento da produção específica para o setor, com juros baixos, desburocratizados, com as mesmas facilidades que se tem para comprar um carro e que permita ao artista não dar calote mas que possa se utilizar desse banco para viver do seu produto? Então chega de ficar chorando, amigo, isso ta virando mania, assim, quem ganha são os milhares de espertinhos que fundam organizações não governamentais que são mantidas pelos governos e, conseqüentemente, por você, que fica esperando tudo na boquinha... Enquanto isso, perde a população que já não tem mais aquelas boas produções locais de antigamente.


Nilson Sótero(nilsonsotero2@hotmail.com) - AgenteCultural de João Pessoa

Nenhum comentário: